sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A Vida Secreta de Marylin Monroe #Resenha

Voltando depois da lasqueira do último post (preguiça)!
E voltando com sugestão feat. resenha de um livro maravilhoso!
 
 
 
  Nasceu em 1926 no Los Angeles General Hospital, indefesa esta bela mulher chegava ao mundo sem nenhuma forma de boas vindas. Filha de Gladys Baker, neta de Della e Otis Monroe.
   Norma Jeane vem e uma família com um histórico de doenças psiquicas. Seu avô (Otis) morreu em decorrência de complicações da neurossifilis associado a surtos mentais, seguindo o mesmo eixo Della morreu em 27 de agosto de 1927 depois de um severo ataque psicótico.  Gladys prevendo ter o mesmo fim, entregou a filha para ser criada por uma vizinha; a religiosa Ida Bolender. Da casa de Ida, Norma passou para a casa de Grace Goddard (a melhor amiga da sua mãe), foi para um orfanato (depois que Grace casou), voltou a morar cm Grace e Gladys; récém saida do sanatório. Um fato; Norma Jeane, não teve uma imagem sólida de um lar feliz.
    Quem é o pai? ; Um fato em aberto é a paternidade de Norma Jeane. Aos 24 anos Gladys casou-se com Martin Mortenson e 4 meses depois se divorciaram. Com o divórcio Gladys passou a ter casos amorosos com vários homens até envolver-se com Charles Gifford, a quem Gladys garante que é o pai de Norma (nessa época, Gladys já tinha sinais evidentes de paranóia, o que levam a descrer de sua afirmação). O fato que Gifford só iria se lembrar da filha em 1962 quando diagnosticado com câncer procurou falar com a filha, a esta altura Norma Jeane assinava como Marilyn Monroe.
    Incidentes; Os pontos altos de toda a história, são os relatos  dos acessos de loucura das mulheres da familia Monroe. Exemplo; No verão de 1927 Della  atravessou a rua e foi à casa dos Bolender, bateu à porta mas Ida não queria deixá-la entrar. Descontrolada quebrou o vidro da porta e entrou na casa mesmo sem ser bem vinda. Segue-se uma discussão. Quando Ida retorna da cozinha com um copo com água para Della, encontrou-a sufocando o bebê com um travesseiro. E mais: Certa tarde com um dos episódios de paranóia Gladys foi à casa dos Bolender, furiosa insistia que Norma não poderia ficar com os Bolender, Ida tentou demovê-la dessa ideia. Porém Gladys achou a filha no quintal ; "Você vai para casa com a mamãe benzinho", e ao voltar para dentro da casa, deixou Ida do lado de fora. Minutos de silêncio, com mãe e filha dentro da casa. Ida esperava do lado de fora da casa quando a porta se abriu...

                  "Com o rosto vermelho e agitada Gladys gritou para Ida; Você é uma mulher muito má!. Confusa com a acusação de Gladys, Ida ouviu os gritos abafados de Norma Jeane. Horrorizada compreendeu que Gladys conseguira enfiar a criança em uma enorme mochila militar que Wayne Bolender (marido e Ida) usava para guardar ferramentas (...) A bolsa estava pendurada no ombro de Gladys que de maneira desajustada tentava atravessar o gramado."
 
   Fama; No livro os detalhes sobre o primeiro ensaio, o primeiro filme, o pé-de-guerra com as produtoras de Holywood, os papéis secundários de loira sensual (Marilyn queria ser além de um rostinho bonito) , os músicais, o escândalo do ensaio nú. Atuar, e aturar os surtos da mãe no sanatório e ainda esconder este fato da imprensa. Os remédios para dormir, e para manter acordada, e amenizar a esquizofrenia.
    Amor? ; O relacionamento com o polêmico jogador Joe DiMaggio, o caso com Frank Sinatra (para mim foi novidade, não sabia),  o apego a Johnny Hyde, o amor de investigação FBI com Arthur Miller, e o parabéns para o Mr. President John F. Kennedy. No critério amizade, Marilyn contou com a obsessão de sua professora de teatro Natasha Lytess (nesta obsessão há um duplo propósito), a imagem e saudade de "Tia Grace", a irmã confidente Berniece (filha de outro relacionamento de Gladys), a melhor amiga até o fim dos dias; Pat Kennedy Lawford.
    Extras; Depois de Marilyn; Taraborreli conta os desfechos e os rumos dos personagens desse magnifico enredo depois da "morte" (Marilyn é eterna) da atriz, além da filmografia completa; da estréia  em "Sua alteza, a secretária"até o gran-finale em "Something´s got to give". A obra só peca em trazer um reduzido encarte de fotos, sobre uma vida tão extensa. Vale a pena ler!
 
                                                        
                                                     A Vida Secreta de Marilyn Monroe 
                                                                            J Randy Taraborrelli  
                                                                         Ed. Planeta. - 459 Págs 

Nenhum comentário: